top of page
Buscar
  • Foto do escritorMostra de Cinema Negro São Félix

SELEÇÃO: Mostra Especial 2023

Conheça os filmes selecionados para a Mostra Especial 2023.


REMENDO

Direção: Roger Ghil


Sinopse: Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?


Procura-se Bixas Pretas

Direção: Vinicius Eliziário


Sinopse: Durante a audição de um teste de elenco, concorrentes realizam um monólogo em que contam as vivências sobre afeto e identidade de duas personagens.
Contudo, a cena entregue sobre Darnley e Tigrezza, se entrelaçam com suas próprias vivências criando uma linha tênue entre ficção e realidade.

Onde aprendo a falar com o vento

Direção: Victor Dias, André Anastási


Sinopse: Onde aprendo a falar com o vento conta a história de um grupo de jovens de Oliveira, Minas Gerais, que fundou o Reinadinho, um festejo do Reinado protagonizado só por crianças e jovens. Tendo a Capitã Pedrina como mentora, aprendem sobre sua história e a história de seus antepassados, vivenciando esta tradição afro-diaspórica como espaço de cura e aprendizagem. Convidados pelo filme, refletem sobre o papel da escola e do Reinado enquanto espaços de educação.

CÉU

Direção: Valtyennya Pires


Sinopse: "Entre o barro, o fogo e as flores, surge o arco-íris no céu".

ENCRUZA

Direção: Plínio Gomes


Sinopse: Quem é ou o que é Exu? Quem é o Diabo? Por que Exu não é o Diabo? Perguntas e respostas estão como um movimento, movimento este que é a própria força de Exu – o mensageiro, o comunicador, dono dos caminhos – e entender esse orixá é entender o humano também.

LADEIRA DAS MULHERES

Direção: Coletiva


Sinopse: Moradoras de um bairro histórico do Recôncavo Baiano se unem em busca de melhorias para comunidade.

O OVO

Direção: Rayane Teles


Sinopse: Em um Brasil distópico, em que toda a população se encontra infértil e governada por um regime ditatorial populista, casal de camareira de hotel e padeiro não conseguem chegar em consenso na escolha do nome da sua filha, expondo problemas estruturais no casamento e na sociedade.

ÚLTIMO DOMINGO

Direção: Joana Claude


Sinopse: A madrugada apresenta-se estranha, com prenúncio de mudança. Na manhã seguinte, Maria recebe uma visita misteriosa que a levará a ressignificar seu destino. Livremente inspirado em trecho do “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago



86 visualizações0 comentário
bottom of page