top of page
Buscar
  • Foto do escritorMostra de Cinema Negro São Félix

SELEÇÃO: Mostras Competitivas - Curtas 2023

Atualizado: 20 de jul. de 2023


MOSTRA COMPETITIVA



A Velhice ilumina o vento

Direção: Juliana Segóvia


Sinopse: A Velhice Ilumina o Vento conta a história de Valda, mulher preta, idosa, periférica, trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá. Mulher forte, cuiabana do “pé rachado”, Valda subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada.


Contragolpe

Direção: Victor Uchôa


Sinopse: Na periferia de Salvador, a chamada nobre arte ganha jeito de luta do povo e cruza as fronteiras do esporte. Mais que lutar por medalhas, boxear é resistir.


Pescadoras em Rede: As mulheres da Gamboa de Baixo

Direção: Lucas Ribeiro


Sinopse: Com apoio financeiro da fundação Roberto Marinho, e produzido em parceira com o canal Futura, o curta Pescadoras em Rede: As mulheres da Gamboa de Baixo traz as histórias e vivências das mulheres pescadoras da Gamboa de Baixo, comunidade negra localizada em Salvador, que detêm o conhecimento ancestral da pesca tradicional, passada por gerações.


MERGULHO

Direção: Marton Olympio e Anderson Jesus


Sinopse: Durante os preparativos para um final de semana na praia, os sentimentos de uma família são confrontados a partir do retorno do filho mais velho, longe há dez anos. Mesmo sem querer todos vão mergulhar nas próprias emoções.

Nossos Passos Seguirão os Seus…

Direção: Uilton Oliveira




Sinopse: Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um aguerrido militante anarquista, sai das sombras em direção à eternidade…



Linguagem da Voz

Direção: Deivison Chioke


Sinopse: Conhecer a própria voz é conhecer um pouquinho da própria alma. A voz é a ferramenta mais imediata de comunicação, por meio dela expressamos diversas sensações e emoções. Ao falar a gente se comunica de corpo inteiro. A linguagem, a base de nossas relações sociais, expressão de identidade e compartilhamento de informação, é como compreendemos e interpretamos as mensagens. Por gestos, falas, símbolos, sons e escritos.


Cantos Caboclos

Direção: Bruno Saphira


Sinopse: Sentidos de cura que os Caboclos evocam, cantados no terreiro Nzo Onimboyá


Paulo Galo: Mil faces de um homem leal

Direção: Iuri Salles


Sinopse: Paulo 'Galo' Lima ganhou destaque no ano passado com o movimento dos entregadores antifascistas e, em 2021, foi preso após a ação que ateou fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo. Para ele, 'faltou tempo' dentro da cadeia. Conheça a verdadeira história de Galo.


Isso é o que eu sinto

Direção: Bomani Lima


Sinopse: O corpo preto é um corpo marcado. Antônio Carlos, mais conhecido como o “SUPER SHOKE” utiliza o seu corpo como arma a partir dos ensinamentos conquistados no HIP-HOP. Buscando uma relação entre corpo, alma e ancestralidade africana. Uma movimentação interna que visa o coletivo. O hip-hop é comunidade, força e ancestralidade. É do povo preto!



MOSTRA INFANTOJUVENIL



Ewé de Òsányín: o segredo das folhas

Direção: Pâmela Peregrino


Sinopse: Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental.


A Sinfonia de Beethoven

Direção: Rafael Oliveira


Sinopse: Após mudarem constantemente de casa, dois estudantes finalmente encontram a oportunidade de formarem uma família ao adotarem um cachorro de rua.


Entre Muros

Direção: Gleison Mota


Sinopse: Em suas férias escolar, José é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas em um condomínio de luxo. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.


Raízes

Direção: Bê Reis e Mayara Gomes


Sinopse: O filme conta a trajetória de 4 mulheres pretas em diferentes posições sociais através das gerações, compartilhando suas vivências marcantes a partir de seus traços e principalmente seus cabelos, símbolo de empoderamento preto.


CAPITÃO TOCHA

Direção: Matheus Amorim


Sinopse: Inspirado em histórias de quadrinhos e lembranças da infância, Capitão Tocha conta a história de Pedro, um menino negro e feliz que tem como principal passatempo criar histórias a partir de brincadeiras com seus bonecos e outros objetos re-significados por ele. Mas sua brincadeira se torna especial quando ele encontra um boneco de ação com características semelhantes a sua na casa de um amigo. Capitão Tocha é uma história sobre representatividade, aprendizado e autoconfiança conduzida pelo imaginário de uma criança que enxerga em seus ídolos a projeção de um verdadeiro herói.


NEM TODAS AS MANHÃS SÃO IGUAIS

Direção: Fabi Melo


Sinopse: Ana e o seu pai Luís retornam à casa da vovó. As lembranças, a dor e a saudade são vivenciadas e questionadas pela garota a partir da sua percepção sobre a vida e a morte.


Local de exibição: Porto da cidade de São Félix







148 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page