top of page
Buscar
  • Foto do escritorMostra de Cinema Negro São Félix

III Mostra de Cinema Negro de São Félix homenageia Samba de Roda do Recôncavo Baiano




Reescrever o futuro também é preservar a memória e homenagear quem veio antes de nós ✊🏾


O samba de roda do Recôncavo Baiano é uma manifestação cultural que surgiu no século dezessete entre os negros e negras escravizadas no estado da Bahia. Desde então, tem se mantido como um símbolo de afirmação e resistência da cultura afro-brasileira, sendo passado de geração em geração como uma herança cultural.


Desde 2004, está registrado como um bem imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2005, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e em 2020 se tornou Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.





Vamos homenagear essa manifestação cultural tão importante para o Recôncavo, através de dois dos seus guardiões: Seu Geninho (Samba de Roda Filhos do Varre Estrada) e Dona Dalva (Samba de Roda de Dona Dalva) 🥰


A homenagem acontece na abertura oficial da mostra, na sexta-feira (20), na orla de São Félix.


A III Mostra de Cinema Negro de São Félix acontece entre os dias 19 e 22 de maio e é uma produção da Corvo Vermelho e Odé Produções, com apoio da CNA Net, Departamento de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de São Félix.

8 visualizações0 comentário
bottom of page