2021-01-13%2008.10_edited.jpg

Competitiva Infantojuvenil

A câmera de João (GO)

Direção: Tothi Cardoso

Sinopse: João é um garoto que está descobrindo as emoções da fotografia através da relação com o avô, um fotógrafo saudosista que coleciona registros da cidade. Uma caixa de memórias foi aberta, passado e presente passam diante dos olhos de João. A fotografia atravessa gerações e perpetua a história. João também gosta de fotografar.

 

Fios da Resistência (SP)

Direção: Larah Camargo Barbosa

 

 

 

 

 

Sinopse: “Fios da Resistência” é um curta-metragem documental sobre a formação de novas redes de apoio da negritude na internet: como grupos do Facebook, canais do Youtube e influenciadores se tornaram uma ferramenta de apoio fundamental no processo de ressignificação identitária e estética de pessoas negras?

 

 

Ilhas de Calor(AL)

Direção: Ulisses Arthur

 

Sinopse: Na escola, Fabrício anda com as meninas e com elas cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só pra si, mas logo logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar.

 

POR TRÁS DAS TINTAS (RJ)

Direção: Alek Lean

 

Sinopse: A partir do séc. XVII no Brasil, foram criadas obras de arte com cenas de escravização inseridas em paisagens que são tentativas de descrições eurocêntricas idealizadoras da escravidão como um mundo exótico e até mesmo bonito de apreciar. O que está por trás da beleza do quadro “Engenho de Mandioca” do espanhol Modesto Brocos, através da visão narrativa de uma mulher retratada ao fundo dessa pintura.